Monday, June 3, 2013

Santiago - Dia 05 - Valle Nevado

Até a manhã desta quarta-feira ainda não tínhamos fechado nosso passeio para o Valle Nevado. Algumas indecisões nos outros dias acabaram nos deixando sem a certeza que iríamos conseguir fechar o passeio logo cedo. Era nosso último dia em Santiago e se não neste dia, não seria mais.

Acordamos bem cedo com a ideia de irmos para a Plaza de Armas atrás de um dos vendedores da Turistik. Eles sempre estavam lá e por que não estariam novamente numa manhã fria às 7:30h? Ok... não estavam. Seguimos rumo ao mercado central pois sabíamos que lá havia um ponto de vendas da empresa. Por sorte, já estava aberta e conseguimos fechar o passeio para o Valle Nevado para aquela mesma manhã, desde que conseguíssemos chegar até o shopping Parque Arauco até as 09:00h. Pagamos um total de C$ 88.000,00 pesos e com a ajuda do vendedor da Turistik conseguimos um táxi.

O shopping é relativamente longe e com o trânsito matutino de Santiago acabamos chegando em cima da hora ao estacionamento do Parque Arauco, de onde saem as vâns e ônibus das empresas de turismo. Pagamos C$ 6.500,00 pesos pela corrida.

Perguntamos ao pessoal da Turistik se teríamos tempo de tomar um café antes de sairmos. Sem chances. Estava tudo fechado nas redondezas. Entramos no micro-ônibus e partimos. Devia haver uns 7 casais no total além da nossa guia e do motorista.

Tenho certo preconceitos com estas excursões e prefiro fazer tudo por minha conta, mas este passeio foi melhor do que o previsto. A guia ia nos explicando algumas coisas sobre o Valle Nevado tanto em espanhol quanto em inglês. A tradução dela para o inglês era bem boa, incluindo todas as piadinhas e risadas na versão espanhol. :)

A subida até o Valle Nevado gasta em torno de 1:30h e o percurso até lá em cima já faz parte do passeio. São 60 curvas até chegar lá em cima. O início da contagem destas curvas acontece quando se chega na base da cordilheira. Todas elas são numeradas para você não perder a conta. As curvas são na sua maioria de 180º, na beirada de precipícios. As paisagens que vão surgindo são muito bonitas e não dá pra desgrudar da janela do ônibus nem um segundo.

Ainda deviam faltar umas 47 curvas
O dia estava ensolarado mas frio. Havia nevado no Valle Nevado alguns dias antes de subirmos e a medida que fomos subindo começamos a ver um pouco de neve ao lado da estrada. Chegamos lá em cima depois de muito vai-e-vém. Fico imaginando subir até o vale em uma época de neve na estrada, com correntes nos pneus. Deve ser bem tenso.

Como era fora de temporada de neve, o Valle Nevado estava bem vazio. Os hotéis estavam fechados e havia somente um restaurante aberto. Estava bem frio apesar do sol sobre nossas cabeças. Não havia neve onde ficamos, mas dali dava uma bela visão dos picos da cordilheira todos brancos. Da pouca neve que caiu lá em cima nas noites anteriores, sobrou somente um pouco de gelo em alguns pontos no chão e sobre o capô de alguns carros.

A paisagem lá em cima é linda. Morros, cânions, neve e frio fizeram nosso passeio valer muito a pena. Andamos pelos morros e tiramos muitas fotos no vento frio. Ouvimos falar que estava 8º C, mas não tenho certeza. De toda forma, o vento era bem frio. Não sentimos dificuldade em respirar devido à altitude como nos foi dito pela guia. Interessante foi ver uma família que estava lá em cima conosco. Todos de blusa de manga curta e alguns de bermuda. Certamente eles deviam ser da europa e vieram passar um 'verãozinho' no hemisfério sul.


Hora de descer. Apesar de ser descida, a volta pelas curvas da cordilheira é tão legal quanto a subida. Nosso passeio terminou no Shopping Parque Arauco de onde tínhamos saído. Alguns detalhes da excursão é que se você reserva com antecedência, eles te pegam no seu hotel e também te deixam nele na volta. Como não tínhamos muita programação para o momento, fomos dar uma andada no shopping e aproveitar para matar a fome.

O Shopping Parque Arauco é bem interessante. Ele é um modelo de galeria à céu aberto. Possui uma grande praça de alimentação coberta. Andamos por algumas lojas, compramos algumas coisas bem mais baratas que no brasil e saímos. A ideia era andar pela avenida Alonso de Córdova que é considerada uma avenida da área nobre da cidade. Como o shopping fica na metade da avenida, tínhamos que escolher entre ir sentido norte ou sentido sul da avenida. Fomos sentido sul rumo à estação de metrô. Acabou que as lojas bonitas e interessantes ficavam todas sentido norte da avenida e acabamos pegando mais prédios comerciais.

Andamos até a estação de metrô Manquehue e fomos até a estação Santa Lucía. Voltamos para nosso hotel para arrumar as malas e deixar tudo pronto para nossa partida no dia seguinte pela manhã. Ligamos para uma empresa de táxi e reservamos nossa ida para o aeroporto no dia seguinte às 05:00h.

Durante à noite, saímos para passear pelo centro de Santiago novamente. Andamos sem rumo procurando algum restaurante convidativo para jantar. Acabamos sentando em um restaurante Núria (diferente do que tomamos café em outro dia). Tomamos algumas cervejas Escudo e algumas Crystal e comemos um belo prato de carne bovina, batatas fritas e ovo frito. Muito bom. Nossa conta ficou em C$ 23.960,00 pesos.

Algumas fotos do nosso ótimo dia no Vale Nevado:













0 comments:

Post a Comment