Wednesday, July 22, 2015

Lugano - Suíça

Em nosso roteiro pela Suíça queríamos conhecer as três culturas influentes de lá: a alemã, a francesa e a italiana. E para começar, escolhemos Lugano como a representante italiana do nosso passeio.


Fizemos um voo de Brasilia -> Paris -> Milão. Em Milão, depois de dar um pulinho rápido no centro da cidade para conhecer o belíssimo Duomo de Milão, fomos para a estação Centrale de trens para seguir nosso rumo até Lugano.

Duomo de Milão. Boniteza sem fim.
A passagem custou 12 euros por pessoa e era o trem de Milão para Bellinzona. A viagem até Lugano durou em torno de 1 hora. Saímos de Milão em um fim de tarde chuvoso de sábado e chegamos em Lugano no início da noite. A entrada na Suíça ocorre na cidade de Chiasso e a única diferença que ocorre é que no sistema de som do trem avisam que você deve ter seus documentos de viagem em dia, mas não apareceu ninguém para pedir nosso passaporte.

Chegando em Lugano, descemos na estação Lugano Paradiso (uma antes da estação de Lugano Central) pois era mais perto do nosso hotel. Ficamos hospedados no Ibis Budget de Lugano e como seriam somente duas noites, estava excelente. A vantagem de se hospedar na rede Ibis é que você já sabe o que vai encontrar. Quartos minúsculos, mas padronizados e novos no mundo inteiro. Para nós era bem suficiente mesmo porque o foco era usar o hotel só para dormir mesmo e quando você fecha o olho e dorme, por incrível que pareça, o aperto do quarto, desaparece. :)

Fizemos nosso check-in, pegamos nossa senha de internet, deixamos as malas no quarto e lá fomos nós passear por Lugano. A ideia era conhecer a região próxima do hotel e achar algo pra comer. Estávamos bem cansados da epopeia de viagens mas não podíamos perder uma noite sem passear.

Passeamos pela orla do lago de Lugano e de cara já deu pra sentir que o frio que estávamos esperando, realmente ia aparecer. Subimos margeando o lago e mesmo a noite, com uma iluminação mais fraca, foi fácil perceber como Lugano é bela. Saímos da margem do lago e seguimos pelas ruas de pedestre do centro antigo. Fechamos a noite comendo um bom e velho Burger King e voltamos pro hotel.

Na manhã seguinte encontramos com o restante da família que chegava de Milão e fomos ver a cidade na luz do dia. Estava nublado e frio, mas andamos bastante pela orla do lago de Lugano subindo em direção ao centro antigo. Fomos novamente para os calçadões em direção à estação Central para adquirir nossos Swiss Pass. (Falo mais sobre o Swiss Pass neste post aqui.)

Voltamos para a orla do lago passando por diversos calçadões e como era um domingo, estava tudo muito calmo. Após o almoço, o sol deu as caras e continuamos seguindo as margens do lago e apreciando as paisagens e jardins que ficaram belíssimos com sol e céu azul. Subimos até o Parco Cívico que é um belo parque também às margens do lago de Lugano. Contornamos o parque e seguimos de volta para nosso hotel. Já era fim de tarde. A noite andamos mais pelas margens do lago e pelos calçadões de Lugano.

No dia seguinte, pegamos o pontual ônibus das 08:02h até a estação Central e de lá fomos de trem até Lucerna.

Lugano é uma cidade bastante fotogênica. Tudo muito bonito, jardins floridos e bem cuidados com um clara influência italiana nas construções principalmente no centro antigo. Foi um ótimo começo de viagem.

Algumas fotos da nossa passagem por Lugano:

Vista do nosso quarto.
















0 comments:

Post a Comment