Wednesday, May 13, 2015

Suíça - O Swiss Pass Vale a Pena?

A Suíça é um país muito pequeno e o transporte de trem é certamente o mais indicado pela praticidade, pontualidade (muita pontualidade), segurança e possivelmente também pelo preço.

Ficamos 13 dias na Suíça e usamos muito os trens. Ficamos hospedados em 4 cidades diferentes mais conhecemos mais de 12 cidades nos famosos bate-e-volta. Pela quantidade de viagens e principalmente pela liberdade que teríamos, resolvemos comprar o Swiss Pass.


Para quem não conhece o Swiss Pass é um cartão que te dá a opção de andar 'de graça' por qualquer transporte público da Suíça. Existem outras modalidades do Swiss Pass mas escolhemos o que nos daria acesso irrestrito aos transportes. Este modelo do Swiss Pass pode ser comprado para 3, 4, 8 ou 15 dias e cada uma destas opções possui para Primeira ou Segunda Classe.

Os preços variam entre um olho, um rim e vender a alma ao capeta de 210,00 e 440,00 Francos para o Swiss Pass de segunda classe. Optamos pelo de 15 dias de segunda classe. Mais informações e valores atualizados podem ser encontrados no site do próprio Swiss Pass, aqui.

Fizemos nossa compra assim que chegamos em Lugano. Fomos até a estação Central e basta apresentar seu passaporte. O Swiss Pass contém seu nome, nacionalidade e a data de validade. Tivemos que apresentá-lo praticamente todas as vezes que usamos algum transporte (exceto nos ônibus) mas nunca foi conferido com os nomes em nossos passaportes.

A utilização dele é simples. Ande sempre com ele e entre em qualquer transporte público do país. Apresente o passe caso alguém lhe peça. Não precisa passar ele em nenhuma leitora. Usamos o Swiss Pass para andar de ônibus, barco, teleférico e trem (muitas vezes).


Além da gratuidade do trasporte na Suíça (veja o mapa de cobertura aqui), o Swiss Pass ainda dá entrada grátis em mais de 480 museus e descontos (de 25% a 50%) em alguns passeios pelas montanhas do país. Financeiramente não fizemos as contas se o valor pago (que foi caríssimo) compensou, mas realmente aproveitamos muito o que ele oferece em transporte. Usamos muito os trens para diversas cidades e para as montanhas, usamos ele para andar de barco por todo o lago de Lucerna, usamos ele para atravessar de barco o lago de Genebra indo de Nyon na Suíça até Yvoire na França, usamos ele para andar de ônibus em Lugano e Genebra, usamos ele para andar no teleférico de Lauterbrunnen para Mürren e ainda usamos para descontos no Jungfraujoch em Grindelwald e no Harder Kulm em Interlaken.

Financeiramente é bem provável que tenha valido a pena adquirir o Swiss Pass e se ainda somarmos o fato da praticidade de simplesmente entrar no transporte desejado sem ter que ir em bilheteria ou máquinas de ticket, aí a aquisição do Swiss Pass é garantia certa.

0 comments:

Post a Comment