Wednesday, February 4, 2015

Europa 2013 - Versailles


Em nossa viagem pela Europa em setembro de 2013, tiramos praticamente um dia inteiro de Paris para ir até o Palácio de Versailles. É realmente um bom passeio e valeu a pena.

As perguntas são sempre as mesmas: Como ir de Paris para Versailles? Como chegar em Versailles? Vale a pena ir para Versailles? Existem diversas opções mas certamente a mais fácil e possivelmente barata é ir de trem e sim, vale a pena ir até Versailles estando em Paris.

Para ir até lá, pegamos o trem RER-C (amarelo) na estação da Ponte de l'Alma com destino à Rive-Gauche. Compramos nossos bilhetes em uma bilheteria ao lado da escada. A vendedora foi muito prestativa, anotou o nome e número do trem em um papel e também o horário que o próximo trem passaria. Daqui 1 minuto. Corremos escada abaixo e entramos.

A viagem é tranquila e gasta em torno de 30 minutos. Chegando em Versailles, saindo da estação é só seguir o fluxo de pessoas (ou usar seu mega-programinha de gps offline no smartphone). Virando a esquina você já visualiza o Palácio à frente. Milhões de ônibus de turismo estacionados não deixarão você se enganar.

A fila para entrar no Palácio estava médio-grande. Em uma construção na lateral do pátio de entrada é onde ficam as bilheterias. Não havia nenhuma pessoa na fila. Entrei e fui andando por cômodos e cômodos de uma grande casa, dentro das fitas que formam as filas. Depois de passar por uns 6 cômodos cheguei na bilheteria. Fico imaginando o tamanho que esta fila chega para ter tanta área demarcada assim.

Entramos, pegamos nossos áudio-guia e lá fomos nós passeando pelo Palácio. São diversos cômodos e meio que um caminho natural que você vai seguindo. Cada cômodo tem uma explicação no áudio-guia para você saber um pouco mais sobre onde está. É realmente tudo muito bonito e é impressionante imaginar na vida rolando antigamente ali dentro. Pinturas sensacionais nas paredes e nos tetos, móveis e decoração deixam tudo muito interessante.

Ao final do longo passeio, você sai nos jardins do palácio. Como não era época de flores, os jardins estavam abertos para visitação. Na alta estação, o jardim exige um ingresso à parte. Ainda assim, andamos em alguns locais bem bonitos e cheios de flores.

Ao final, voltamos pelas mesmas ruas de Versailles rumo à estação de trem. Próximo dali fizemos uma paradinha no Mcdonalds para uma alimentação rica e saudável antes de voltar.

Na volta pra casa nosso trem teve um pequeno problema e tivemos que descer em uma estação até aguardar o próximo. Dizem ser algo corriqueiro neste trecho.

Os valores gastos em Versailles foram:

- Trem Paris - Versailles - Paris: $6,00 euros / pessoa
- Ingresso Palácio Versailles:$15,00 euros / pessoa (não incluso acesso aos jardins do palácio em alta temporada)

Chegando em Paris, descemos em uma outra estação próxima à Torre Eifell e de lá para casa.

Algumas fotos do nosso passeio:

Chegando em Versailles

Quadros pequenos nas paredes













0 comments:

Post a Comment