Monday, December 30, 2013

Europa 2013 - Paris Dia 01

Às 15:50h do dia 15/09/13 estávamos pousando no aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Antes de descer do avião uma pausa na lateral de uma pista para aguardar a decolagem de um A380 da Emirates. Muito show ver esse gigante decolando bem do nosso lado. Depois, mais pra frente passamos ao lado de um Concorde da Air France que tem em exposição no Aeroporto.

Foto da internet
O setor do aeroporto que desembarcamos estava muito vazio. Parecia um aeroportinho qualquer de uma cidade de interior. Muito vazio mesmo. Pegamos nossas malas e fomos em busca de um taxi. Conseguir um taxi para 6 pessoas naquele domingão não foi muito fácil. Ficamos em torno de 20 minutos aguardando no setor de taxis um que nos cabia. Ainda bem que o organizador da fila nos deu uma mão ligando pra tudo que é canto até conseguir uma 'vanzona' que nos cabia. Enquanto isso ficamos papeando sobre - advinha - Educação e Política, Copa do Mundo e futebol. Assunto universal quando descobrem que você é do Brasil.

Vou ficar devendo o valor exato da corrida de taxi até no apartamento (Rue Saint Didier, 11) mas a tabela é um preço fixo até 2 passageiro e mais X euros por passageiro adicional, mais X euros por mala adicional após a segunda mala, mais X euros até o setor Y da cidade, depois a tarifa muda para X euros no outro setor. Soma-se isto tudo e divide-se pela sua empolgação de estar chegando em Paris pela primeira vez e fica tudo baratinho.

Parando na porta do prédio já avistamos os queridos primos Leo e a Lud (http://ludleopelomundo.blogspot.com.br). Ver carinhas conhecidas em um país distante é sempre legal, ainda mais quando eles estão carregando sacolas com comidas e bebidas de boas vindas. :D

O hall de entrada do nosso prédio era meio assustador. Pequeno, apertado, escuro, com carpetes grossos e cheiro de 'guardados'. O elevador cabia no máximo 2 malas. Só. Ou um ser humano mediano e 1 mala. Muito, muito pequeno. Logo o Leo nos acalmou que tudo na Europa é assim. Chegamos no apartamento que reservamos pelo AirBnb e nossa host Emily estava à nossa espera. Muito simpática tratou de nos deixar à vontade. Conversamos em inglês mesmo e ela nos explicou algumas regras. O apartamento era novo e limpo. A localização dele é excelente em uma região ótimo de Paris, bem perto da Torre Eiffel, do Arco do Triunfo e de estação de metrô. Há um pequeno Carrefour quase de frente e um Planet Sushi ao lado.

Algumas fotinhas do apartamento bagunçado mesmo:

Um dos quartos, com cama de casal. O outro tem 2 de solteiro

A sala com sofá cama de casal

Porta de entrada e a cozinha à direita

Cozinha bem boazinha

Banheiro
Fizemos um rápido lanche com os quitutes que o Leo e Lud compraram pra gente. Pão Francês (original), queijos, presuntos, sucos e uma estranha e gostosinha cerveja com limão que parecia um refrigerante.

Hora de ir passear, afinal de contas, ficar dentro de casa com uma Paris do lado de fora não compensa. Começamos nosso agradável passeio em direção ao Arco do Triunfo. Andar pelas ruas arborizadas de Paris em um fim de tarde de domingo foi muito bom. Um friozinho agradável ajudou no clima. Subimos até o Arco do Triunfo e começamos com as fotos. De lá, descemos a Champs Elysees apreciando as lojas e as pessoas passeando. Descemos até a altura do Grand Palais e Petit Palais e chegamos até a Ponte Alexandre III. Era início de noite e o vento frio soprava com força. Uma pausa para apreciar o Rio Sena e a Torre Eiffel  iluminada ao fundo.



De lá nos aproximamos um pouco mais do Hotel Invalides e fomos quebrando por algumas ruazinhas até chegarmos na Torre Eiffel. Não lembro exatamente o caminho mas passamos por ruazinhas bem agradáveis.


Apreciamos a Torre por um tempo. Não achava que ela seria tão bonita, afinal de contas é somente uma torre de ferro e parafusos. Mas ela é linda. De dia ou de noite. Não é a toa que ela é tão famosa. Passamos por baixo dela e seguimos rumo ao Trocadero. Subimos suas escadas e a visão da Torre lá de cima também é ótima. Como todo ponto turístico do mundo que se preze, aqui também estava lotado de ambulantes vendendo laser, miniaturas da torre e tudo o mais que quisesse. Uma pena.

Do Trocadero subimos em direção ao nosso apartamento. Para o jantar, comemos massas que o Leo e Lud compraram na Piccard (rede de comidas congeladas de Paris que tem de tudo e é muito boa) acompanhado de vinhos.

ROTEIRO DO 1º DIA:





0 comments:

Post a Comment